Se você busca soluções em segurança do trabalho ou cursos e treinamentos para sua empresa, entre em contato 66 3423.1910 / 99661.6372 ou clique aqui e descubra a condição especial que temos para você

Evite multas na segurança do trabalho da sua empresa

você está em -> CA Soluções em Segurança do Trabalho > Canal de Conteúdo > Evite multas na segurança do trabalho da sua empresa


Cuidados especiais devem ser tomados em relação à segurança do trabalho na sua empresa. É justamente por isso que existem diversas legislações que regulamentam o serviço do trabalhador, protegendo você, a sua empresa e os seus colaboradores. A segurança do trabalho é um dos temas principais para a gestão de uma empresa. Além disso, não seguir as regulamentações corretas pode levar a multas na segurança do trabalho. E certamente você gostaria de evitar multas desse tipo.

            Imagine, por exemplo, que você tenha uma construtora com cerca de 20 funcionários. Imagine também que por alguma razão você descumpriu alguns requisitos de exames periódicos para os seus funcionários. Nessa situação, você como empregador tem responsabilidade administrativa, trabalhista e civil, podendo pagar multas de acordo com as diretrizes do Ministério do Trabalho, e ainda podendo haver embargo da obra ou interdição do estabelecimento ou máquinas. Tudo isso teria um alto valor e a sua rotina de trabalho seria prejudicada.

            Nesse contexto, uma excelente saída para não se perder em tantas diretrizes e encargos, é contratar uma empresa de consultoria na área de soluções para a segurança do trabalho. Assim, muitas dúvidas seriam resolvidas e muitos erros seriam evitados. E a sua empresa, os seus colaboradores e você poderiam ficar mais tranquilos, sem o risco de sofrerem com a multas na segurança do trabalho.

            Aqui nesse artigo, iremos te explicar um pouco mais sobre a segurança do trabalho, sobre as principais regulamentações e sobre os órgão responsáveis por regular a segurança do trabalho. E claro, você também irá descobrir uma maneira infalível de multas na segurança do trabalho da sua empresa. Continue lendo.

O que é a Segurança do Trabalho?

            A segurança do trabalho pode ser definida como é um grupo de diretrizes ou normas com o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais. Assim, todas as normas preconizadas devem ser levadas em consideração durante a realização de toda a rotina de trabalho.

            Ao seguir todas as diretrizes e normas corretamente, você como empregador evitará multas na segurança do trabalho da sua empresa. E da mesma maneira, os seus colaboradores ficarão protegidos e trabalharão gerando mais resultados. Um ambiente de trabalho organizado e seguro, auxilia no funcionamento de todos os processos da sua empresa.

Quem Regulamenta a Segurança do Trabalho?

            A Segurança do Trabalho é uma obrigação de todas as empresas públicas e privadas, sendo regulamentada pelo Ministérios do Trabalho. Para organizar, gerir e orientar a segurança do trabalho, foram criadas as Normas Regulamentadoras (NR). No total, existem 37 NR que estão disponíveis no site oficial do Ministério do Trabalho. Confira a seguir cada uma das 37 NR para a segurança do trabalho na sua empresa:

NR-1 – Disposições gerais

NR-2 – Inspeção prévia

NR-3 – Embargo ou interdição

NR-4 – Serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho

NR-5 – Comissão interna de prevenção de acidentes

NR-6 – Equipamento de proteção individual – epi

NR-7 – Programa de controle médico de saúde ocupacional

NR-8 – Edificações

NR-9 – Programa de prevenção de riscos ambientais

NR-10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade

NR-11 – Anexo 1 – regulamento técnico de procedimentos para movimentação, armazenagem e manuseio de chapas de rochas ornamentais

NR-12 – Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos

NR-13 – Caldeiras, vasos de pressão e tubulações e tanques metálicos de armazenamento

NR-14 – Fornos

NR-15 – Atividades e operações insalubres

NR-16 – Atividades e operações perigosas

NR -17 – Ergonomia

NR -19 – Explosivos

NR -20 – Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis

NR -21 – Trabalhos a céu aberto

NR -22 – Segurança e saúde ocupacional na mineração

NR -23 – Proteção contra incêndios

NR -24 – Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho

NR -25 – Resíduos industriais

NR-26 – Sinalização de segurança

NR -27 – Registro profissional do técnico de segurança do trabalho (revogada)

NR -28 – Fiscalização e penalidades

NR -29 – Norma regulamentadora de segurança e saúde no trabalho portuário

NR -30 – Segurança e saúde no trabalho aquaviário

NR -31 – Segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária silvicultura, exploração florestal e aquicultura

NR -32 – Segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde

NR -33 – Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados

NR -34 – Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, reparação e desmonte naval

NR -35 – Trabalho em altura

NR -36 – Segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados

NR -37 – Segurança e saúde em plataformas de petróleo

Como evitar multas na segurança do trabalho da sua empresa?

evitar multas segurança do trablaho

Como você observou no tópico anterior, a segurança do trabalho exige uma série de normas a serem cumpridas. Além disso, cada uma dessas normas possui as suas particularidades, como documentos de gestão e controle. Em outras palavras, isso significa muito trabalho para você. O não cumprimento das normas em sua integridade pode ser muito prejudicial para você e a sua empresa. Em outras palavras, isso terá um custo alto para o sue bolso.

            Por isso, a melhor maneira de evitar multas na segurança do trabalho é contratar uma empresa de soluções para a segurança do trabalho. Isso quer dizer que uma outra empresa será responsável por organizar todas as diretrizes de segurança do trabalho e evitar que você perca tempo e dinheiro com legislações longas e complicadas. Assim, você não precisa ser um especialista nas NR, e sim contratar uma equipe que seja especialista nesse serviço. De uma maneira muito mais direcionada, uma empresa em soluções para a segurança do trabalho saberá exatamente como regular o seu ambiente de trabalho, os equipamentos de segurança, os exames médicos exigidos, os documentos necessários, dentre outros.

            Dessa forma, tudo poderá ser organizado de uma maneira mais eficaz e definida para você, segundo as necessidades e particularidades da sua empresa. Então, imagine como seria incrível se sentir seguro e confiar em uma empresa para cuidar das normas regulamentadoras da segurança do seu ambiente de trabalho. Vale a pena cuidar para realmente evitar multas na segurança do trabalho e oferecer um ambiente tranquilo e protegido para os seus colaboradores.

Benefícios de contratar uma empresa de soluções para a segurança do trabalho

empresa de soluções para a segurança do trabalho

Até agora você já compreendeu bem o que é a segurança do trabalho, quem regulamenta a segurança do trabalho, quais são as NR e como evitar multas na segurança do trabalho. E com certeza você ficou curioso e interessado em conhecer mais sobre as soluções para a segurança do trabalho. Por isso, agora iremos te contar os benefícios de contratar uma empresa que ofereça essas soluções para você e os seus colaboradores.

  1. Uma empresa de soluções para a segurança do trabalho te ajuda a organizar o seu ambiente de trabalho;
  2. Uma empresa de soluções para a segurança do trabalho deixa você, a sua empresa e os seus colaboradores mais tranquilos;
  3. Uma empresa de soluções para a segurança do trabalho oferece treinamentos para a sua equipe;
  4. Uma empresa de soluções para a segurança do trabalho te explica as legislações vigentes;
  5. Uma empresa de soluções para a segurança do trabalho te atualiza sobre as normas na segurança;
  6. Uma empresa de soluções para a segurança do trabalho oferece instrumentos de segurança;
  7. Uma empresa de soluções para a segurança do trabalho te ajuda com a elaboração de PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional;
  8. Uma empresa de soluções para a segurança do trabalho te ajuda com a elaboração da PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos;
  9. Uma empresa de soluções para a segurança do trabalho te ajuda com a elaboração de PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais;
  10. Uma empresa de soluções para a segurança do trabalho te ajuda com a elaboração de PCA – Programa de Conservação Auditiva.
  11. Uma empresa de soluções para a segurança do trabalho realiza análise de riscos, orientar os trabalhadores quanto ao uso dos EPI’s (equipamentos de proteção individual), registro adequado de eventuais acidentes do trabalho, entre outros.
  12. Uma empresa de soluções para a segurança do trabalho te ajuda com a elaboração da NR 10 – Prontuário das instalações elétricas.
  13. Uma empresa de soluções para a segurança do trabalho te ajuda a determinar as instalações e áreas de trabalho, distâncias mínimas entre as máquinas e os equipamentos, dispositivos de acionamento, partida e parada das máquinas e equipamentos.
  14. Uma empresa de soluções para a segurança do trabalho te ajuda a identificar todos os espaços confinados reconhecendo os riscos existentes, meios de entrada e saída, avaliar se os sistemas de ventilação estão apropriados, monitorar periodicamente todos os processos e controlar os riscos existentes; dentre outros.

            Por fim, com esse artigo esperamos que você tenha compreendido a importância da segurança do trabalho para a sua empresa. Além disso, também esperamos que você evite multas e contrate o melhor serviço de soluções para a segurança do trabalho da sua empresa. Assim, caso você procure uma empresa com experiências no mercado, entre em contato com a C.A. Soluções em Segurança do Trabalho logo. Nós queremos te ajudar a cumprir todas as normas e evitar multas do Ministério do Trabalho.

Entre em contato, deixe o seu comentário e compartilhes nas redes sociais para seus amigos e familiares que também precisam das melhores soluções em segurança do trabalho. E sempre acompanhe os conteúdos completos do nosso blog.

Referências:

Brasil, Ministério do Trabalho. Normas Regulamentadoras – NR. Disponivel em < http://trabalho.gov.br/seguranca-e-saude-no-trabalho/normatizacao/normas-regulamentadoras >.

Brasil, Ministério do Trabalho. NR 1 – DISPOSIÇÕES GERAIS. Disponivel em < http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR1.pdf >.

Está precisando da melhor assessoria em segurança do trabalho para o seu negócio? Solicite nosso contato gratuitamente preenchendo o formulário abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A C.A. Soluções em Segurança do trabalho, sempre atenta as inovações do mercado atual, busca atualizar seus processos de acordo com as necessidades do cliente e em conformidade com as legislações vigentes.

saber mais

Solicite a sua Consultoria GRATUITA

Você e sua empresa querem se adequar a todas as normas do Ministério do Trabalho para evitar notificações, multas ou embargos?

Clique agora no botão abaixo e solicite a sua CONSULTORIA GRATUITA e descubra se sua empresa está no caminho certo

-> Sim, Eu Quero!

Entrar em Contato Agora